Charme e Elegância da Boiserie

Boiserie são molduras de parede feitas originalmente em madeira.
A boiserie surgiu na França influenciada pelo movimento artístico que ficou conhecido como Rococó. O grande objetivo dos carpinteiros artistas da época era adornar de forma pomposa e requintada as paredes da nobreza. Os séculos XVII e XVIII marcam o auge das boiseries na decoração.
 De lá para cá a técnica sofreu muitas alterações para se adaptar às necessidades e estilos atuais, passando a se chamar falsa-boiserie. Com isso, além da madeira, as boiseries passaram a ser feitas com gesso, cimento e até isopor, com a intenção de baratear o custo. Independente do material escolhido, a boiserie apresenta o mesmo resultado, o que irá diferenciar uma boiserie da outra é a cor com que ela será pintada e a formato que terá na parede.
 Como essa é uma técnica de estilo rebuscado e clássico, é muito importante definir o restante da decoração do ambiente para que o cômodo não fique sobrecarregado de informações visuais. Também é possível determinar se a boiserie terá um estilo clássico ou contemporâneo a partir do visual das molduras. Em linhas gerais, arabescos e bordas detalhadas ou arredondadas, puxam para o visual clássico, já as boiseries de linhas retas remetem ao estilo moderno.
 Seja como for, as boiseries sempre trazem um toque de requinte e sofisticação para os ambientes.
 Obrigada pela visita. 


Comentários

Postagens mais visitadas