Casa Cor MG 2018

24a CASACOR Minas apresenta o tema “A Casa Viva”
A 24a edição da CASACOR Minas, que será promovida entre os dias 07 de agosto e 16 de setembro, apresenta 49 ambientes, assinados por 86 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado. Além da ocupação do casarão histórico, a mostra conta com um ambiente instalado no Pátio Savassi.  

Depois de promover uma das edições mais comentadas da história no estado, a CASACOR Minas está de volta ao casarão que a abrigou no ano passado, durante uma das edições mais badaladas de todos os tempos. Mas em 2018 apenas o endereço se repete, uma vez que até mesmo a belíssima edificação está repleta de novidades. “O que podemos garantir é que, apesar de ocuparmos o mesmo prédio do ano passado, esta mostra será completamente diferente da última. A distribuição dos ambientes segue outra formatação, evidenciando o tanto que um projeto de arquitetura e design de interiores é capaz de dar uma cara completamente nova a um ambiente”, destaca o Diretor de Conteúdo e Relacionamento Eduardo Faleiro.

CASA VIVA, tema escolhido para esta edição, tem como proposta fazer com que o visitante esteja mais próximo da natureza. O objetivo é mostrar como o lar pode ser traduzido em refúgio, lugar especial para celebrar a vida com amigos, familiares e animais de estimação. Essa temática é, em síntese, um prolongamento da abordagem proposta para 2017, denominada Foco no essencialOutro aspecto fundamental da Casa Viva é a sua estreita relação com a natureza, o que certamente terá forte presença em todos os 49 ambientes desta edição, assinados por 86 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo. De pequenos arranjos de plantas aos grandes jardins, morar próximo ao verde deixou de ser luxo e passou a ser uma necessidade. Logo, é natural que essa relação se estenda às mostras do setor. Além de explorar essa proximidade com as plantas e animais, nesta edição vários ambientes foram pensados de forma a priorizar o bem-estar dos moradores.
Mas além do tema proposto para 2018, a 24a CASACOR Minas continua investindo na preservação do patrimônio histórico, não apenas pela reabertura do prédio e da ocupação do mesmo, mas também em função da continuidade no processo de recuperação e restauro de uma construção icônica, integrante do conjunto Arquitetônico da Praça da Estação.
 Bilheteria  -Alexandre Rousset e Ana Vaz
A descoberta de uma delicada coleção de bilhetes, que contam dos inúmeros trechos percorridos pelos passageiros que cruzavam o país de trem, foi o ponto de partida para uma pequena exposição logo na entrada. E como protagonista absoluta do espaço, uma galeria de relógios se apresenta. Eles estão guardados em nobres caixas de madeira, personagens de outras viagens, perfilados aqui num ritmo insistente, como se nos repetissem a máxima de que o tempo não pára. No centro do salão, flutuando numa trama tecida à mão por Ana Vaz, em palha de seda pura, quilos e quilos de carvão alimentam uma memória que deve permanecer. Este 'ambiente', construído pela perspectiva da cenografia, parece não aceitar móveis, se não os bancos 'Terrão' de Domingos Tótora ― esculturas moldadas à mão a partir de papel Kraft reciclado e tingidas em pigmento de terra natural. O conceito de ‘Casa Viva' proposto para esta edição da mostra, estende-se, aqui, para o território da Memória. Insistir em estar neste Casarão, persistir em preservá-lo, prosseguir defendendo sua história, dividir seu espaço com outras vontades é entendê-lo vivo, pulsante, protagonista de si mesmo e personagem da cidade. 
 Estar - Bernadete Correa e Manu Lolato
Uma mistura de estilos e a presença de objetos de várias gerações ganham toque nostálgico com a presença de uma camélia, árvore disposta em um dos cantos. O sofá modulado em L, em malha de algodão branca, tem conforto reforçado pela mesinha nele encaixada e poltronas em pied poule. Um pufe central alegra a cena em tons rubros. Destaque para elementos como a vitrola, banquinhos, mesinhas e obras de arte. 
 Living e Biblioteca - Patricia Hermanny
Um arco abarca a cena. Em pé direito alto, ele reina, colorido e restaurado. Piso e janelas originais têm contraponto na proposta, moderna e neutra, alinhada à densidade almejada para espaço destinado à boa leitura. Mesclam-se mobiliário contemporâneo italiano, peças de designers brasileiros e outras antigas. Além da ampla estante, a sala integrada, de formato sextavado, também surpreende pela harmonia.

Studio Sumisura
Quatro espaços diferentes em perfeita sinergia: estar, cozinha, quarto com closet e lavabo/ banho. Destaque para o mobiliário, em alto padrão, com assinatura da Sumisura, em alumínio de cor diferenciada, presente na estante, cristaleira e closet, os dois últimos em peça única que divide sala e dormitório. A composição da madeira, alumínio e vidro da cozinha é resistente à umidade e a altas temperaturas, sendo ideal para áreas externas, uma novidade no mercado. No rack, o projetor funciona com uma tecnologia inédita, permitindo que ele seja instalado dentro de um móvel.

Fotos - Jomar Bragança



CASACOR Minas Gerais

Quando: de 07 de agosto a 16 de setembro de 2018

Endereço: Rua Sapucaí, 383– Floresta- Belo Horizonte

Horário de funcionamento:

de terça à sexta de 15h às 22h/ Sábados, de 13h às 22h e aos domingos e feriados de 13h às 19h.

Vendas: nas bilheterias ou pelo site www.ingressorapido.com.br


Informações: www.casacor.abril.com.br

Obrigada pela visita.

Comentários

Postagens mais visitadas