Estilos

Estilo Navy

A palavra navy significa marinha em inglês, por isso, as cores que mais representam o estilo navy são as que marcam presença no vestuário das forças navais. Dessa forma, branco, azul marinho e vermelho são as tonalidades mais encontradas em ambientes que seguem a tendência. Para harmonizar com os tons, peças fabricadas em cores neutras como nude, bege e palha são também indicadas para cômodos montados a partir da temática. Eles, segundo especialistas em décor, representam a areia sempre presente nos locais com mar.
 Tudo que remete a vida na praia, absolutamente tudo, tem lugar garantido em uma composição que segue o estilo navy. Nesse caso, além das cores indicadas, acessórios em formato de estrelas do mar, conchinhas, âncoras e barcos são excelentes investimentos para formar o décor de estilo navy. Mobílias com fibras trançadas também são aconselháveis para montar espaços de acordo com a tendência.
 Estampas de listras são outros artigos que marcam presença na lista de indicações para formar a decoração de estilo navy. Especialmente as em branco e azul marinho. Elas podem aparecer em diferentes pontos no décor, como por exemplo, no tapete da sala de estar, nas almofadas da cama ou até na toalha de mesa da cozinha. Itens listrados em branco e vermelho também são ótimas pedidas para a decoração de cômodos inspirados no estilo navy.
  Tudo que remete a vida na praiaabsolutamente tudo, tem lugar garantido em uma composição que segue o estilo navy. Nesse caso, além das cores indicadas, acessórios em formato de estrelas do mar, conchinhas, âncoras e barcos são excelentes investimentos para formar o décor de estilo navy. Mobílias com fibras trançadas também são aconselháveis para montar espaços de acordo com a tendência.

******************************

Estilo Shabby Chic

Atualmente, uma das maiores e mais importantes tendências no universo da decoração é o estilo Shabby Chic. Graças a sua essência delicada, charmosa e feminina, ele tem conquistado cada vez mais espaço nas casas, transmitindo ao ambiente toques de romantismo. A inspiração do estilo Shabby Chic vem das antigas casas de campo da França e da Inglaterra, fazendo com que ele também tenha alguns traços bucólicos e nostálgicos.
A particularidade do estilo Shabby Chic está na combinação de peças e acessórios que contenham aparência antiga com outras de aspecto mais moderno. O próprio nome já indica essa mescla, já que seu significado é “desgastados chiques”. Esse termo foi criado por uma designer inglesa chamada Rachel Ashwell no fim da década de 1980. Cores fortes e vibrantes não se encaixam nesse estilo, o ideal são cores claras e suaves, como branco, pessego, nude, rosa antigo, verde agua, azul bebe, bege e lilas. Essas cores garantem o aspecto romantico e gracioso da decoração. Estampas, xadrez, listras e floridas tambem se adequam ao estilo Shabby Chic desde que sigam as tonalidades citadas anteriormente.
Estilo Shabby Chic

As cortinas transformam os ambientes em lugares mais aconchegantes e acolhedores. As peças feitas com tecidos como musselina (ou musseline), organza e voil são leves e refinadas, oferecendo sensibilidade e doçura ao ambiente.






A pátina é um tipo de pintura decorativa que pode ser aplicada sobre móveis e acessórios de madeira, metal, gesso ou até em paredes. Com ela consegue-se criar um efeito de pintura envelhecida, caindo muito bem no conceito desse estilo. Sendo assim, aposte em mesas, armários, cômodas, cadeiras, molduras e outros tipos de produto que possuem esse tipo de estilização.



Cores fortes e vibrantes não se encaixam no estilo Shabby Chic. Para por em prática são necessários tons claros e suaves, como branco, pêssego, nude, rosa antigo, verde água, azul bebê, bege e lilás. Essas cores garantem o aspecto romântico e gracioso da decoração. Estampas xadrez, listradas e floridas também se adequam ao estilo Shabby Chic, desde que sigam as tonalidades citadas anteriormente.
Para compor o espaço, adote armários, prateleiras, balcões, mesas e cadeiras com aparência rústica. A madeira é um ótimo material para surtir esse efeito. Caso esses móveis sejam pintados de branco, acrescente na decoração utensílios, como copos, pratos, porta-temperos, panos de prato e potes, com as cores típicas do estilo Shabby Chic. Outra boa opção é incluir peças vintage na cozinha, aumentando ainda mais o aspecto bucólico e nostálgico da concepção. Arranjos florais naturais também são bastante bem-vindos.

******************************

Estilo Escandinavo

Uma mistura do moderno e do tradicional, esse estilo de decoração de interiores surgiu ainda no início do século XX, influenciado pelas ilustrações de Carl Larsson, um artista sueco.
Apesar de ter surgido no início do século XX, o estilo escandinavo carrega um ar contemporâneo e está em alta nos dias de hoje. O segredo é ser básico e aconchegante ao mesmo tempo. Basta uma base de cores neutras, principalmente o branco, salpicada com tons vivos em alguns objetos e elementos levemente envelhecidos. 
Para aplicar o estilo escandinavo na decoração basta se guiar pela própria definição da tendência: misturar o moderno com o tradicional. Uma boa maneira para fazer isso é investir nas tonalidades claras para compor o visual dos ambientes que irá decorar. Cores como branco, cinza e bege são ótimas para servir como “pano de fundo” na decoração de estilo escandinavo.
A presença da madeira, para remeter a conforto e ao toque tradicional, é outra boa indicação para aplicar a tendência no décor. Dessa forma, o material pode aparecer nos pisos do lar de estilo escandinavo ou nos móveis usados para a ambientação. Mesas, estantes, sofás e demais artigos como, por exemplo, cadeiras, são perfeitos para isso.
******************************

Estilo Boho Chic

Você sabe o que é o estilo Boho?

 Derivado da expressão de língua inglesa Bohemian Chic, ele se refere ao look boêmio contemporâneo. As principais influências são o mix entre referências étnicas, hippie, orientais e punk, combinadas a uma união dos estilos romântico, country e vintage. A mistura de elementos e propostas inusitadas fazem com que o estilo Boho fuja dos padrões tradicionais, possibilitando a criação de uma decoração surpreendente nos ambientes.
O Boho Chic não é apenas uma fusão entre vários estilos, mas também uma mistura de criatividade, variedade de cores, alegria e, é claro, um toque final de elegância. Aposte nessa tendência através de acessórios para casa como colchas, almofadas, velas, baús, cômodas e pufes. 
 Inspire-se!
               A mistura de influências faz com que o ambiente comporte diversos acessórios. Pode-se misturar elementos hippies, como almofadas de pedraria, peças rústicas, como um vaso de barro antigo, produtos étnicos, como tecidos indianos e cores, muitas cores.

******************************

Estilo Industrial

Com seu ar cool e descolado caiu nas graças de que tem um estilo de vida mais contemporâneo e cosmopolita. Apesar desse estilo aparecer como uma coisa “nova”, a inspiração vem do período entre 1950 e 1970, quando na cidade de Nova York, fábricas e armazéns passaram a ser convertidos em lares, nascendo os lofts .
De lá pra cá, os imóveis diminuíram, mas o gosto por uma casa com o mesmo conceito só aumentou, fazendo com que houvesse uma adaptação do estilo, com espaços integrados com a nobre missão de aumentar o ambiente. Entre os materiais que compõem  a identidade do jeito industrial, estão os tijolos e tubulações aparentes, concreto, cimento queimado, metal e madeira de demolição.
O resultado pode até ser um decoração mais sóbrio, mas não precisa ser frio. Existem alternativas para deixá-lo bem aconchegante! Nas paredes, aposte nas cores quentes. Para o piso, pense em  tapetes e almofadas, que remetem ao aconchego e acolhimento! Outra dica importantíssima para essa modalidade de decoração é a mistura com peças vintage e reutilizadas! Aquele sofá gasto que você estava pensando em jogar fora, ou aquela cadeira de balanço herdada de sua avó convivem harmoniosamente com o concreto da parede, criando uma atmosfera cheia de personalidade.

     
Industrial-New-York-living-room-with-exposed-pipes

******************************

 Estilo Rústico

O estilo rústico tradicionalmente está associado ao campo, às antigas casas rurais, aos ambientes com decoração grosseira, caracterizados pela aparência simples, sem muitos detalhes.
A madeira é um dos elementos principais do estilo rústico, com acabamento natural, grosseiro, sem verniz, é usada na fabricação de móveis, vigas, forros, piso e revestimento. O tijolo aparente e os móveis com aparência desgastada também integram o ambiente.
O estilo rústico, baseado no estilo country americano, emprega em sua decoração objetos artesanais como o couro, a palha, o vime, os tecidos naturais em tons de marrom e bege. É um estilo despretensioso, informal e aconchegante.
****************************** 

Estilo Contemporâneo

Um ambiente contemporâneo baseia-se na simplicidade, num aspecto muito clean e moderno, ou seja, tudo aquilo que tem surgido a partir da segunda metade do século XX.
- É caracterizado por silhuetas marcadas, peças angulares e traços simples.
- As matérias-primas são o vidro, pedra, cimento, metal, aço, mármore, madeira clara e escura.
- Alguns dos tecidos que normalmente se identificam com o estilo contemporâneo são o vinil, corda, flanela, lã, algodão, linho, seda, caxemira e juta.
- Utilizam-se muito as formas geométricas, quer em elementos decorativos, quer em peças de arte.
- Usa muito cores neutras, onde se destaca o preto, branco, cinza, azul-acinzentado, bege, creme e castanho, podendo ser dinamizados com a aplicação de algumas cores mais fortes, como amarelo, laranja, vermelho, berinjela ou lilás.

Ao fundo Poltrona Donna de Gaetano Pesce/1969
                       

 
 
 
        
******************************

Estilo Minimalista

Um momento da história em que a funcionalidade passou a ter o mesmo valor que a estética. O design começou a trabalhar o que hoje conhecemos como estilo minimalista, onde a simplicidade, pureza das forma e necessidade de levar uma vida prática ganharam força.
Móveis compactos, multifuncionais, eficientes e cores suaves como o branco e o cinza.
Veja alguns ambientes.
..................................................................................................................................................

   ESTILO PROVENÇAL

   A origem do estilo Provençal remete ao sul da França região da Provence. Essa região ensolarada composta por pequenos vilarejos se localiza entre as montanhas e o mar e é conhecida por seus campos de lavanda e girassóis, mas sobretudo por preservar ainda hoje a vida campestre de um passado distante. Esse estilo usa tons claros nos móveis, muita madeira branca, pátina e estampas delicadas.




..................................................................................................................................................

                 ESTILO VINTAGE

O que é Vintage:

 Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. Trata-se de um estilo de vida que recupera os estilos dos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e aplica em vestuário, calçado, mobiliário e peças decorativas.

Obrigada pela visita. 

Comentários

  1. Adorei, muito útil sua matéria. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, muito útil sua matéria. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Ficou bem legal a matéria mas achei que fez umas confusões nos estilos.. tinha provençal no vintage, escandinavo no minimalista, etc..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas