Wabi Sabi - Você conhece?

Wabi Sabi
A imperfeição é o princípio básico do Wabi Sabi, uma filosofia japonesa que consiste em aceitar suas imperfeições e aproveitar ao máximo a vida.
Valorizar a beleza nas coisas imperfeitas: o conceito de wabi-sabi remonta ao Japão do século XV e encontra sua base nos ideais do zen-budismo, que tem entre seus preceitos a aceitação da impermanência.
A essência do wabi-sabi está persente em várias artes japonesas, como o ikebana (tipo de arranjo floral japonês), o jardim zen, o bonsai, a cerâmica e a cerimônia do chá.
Diz-se que “Wabi” é definido como simplicidade rústica, com foco na mentalidade do menos é mais. E “Sabi” pode ser traduzido em algo como ter prazer pelo imperfeito.
 O conceito do Wabi Sabi é amplo e pode ser aplicado em tudo na vida. Aliás, é na verdade uma filosofia de vida!
  E sendo uma filosofia, pode ser aplicado também na casa, na decoração, no modo de se vestir e de lidar com tudo ao redor.
Com a cultura inspirada nos ensinamentos do taoismo e do zen budismo, os mestres japoneses perceberam que a ação humana sobre o mundo deveria ser tão delicada que não impedisse a verdadeira natureza das coisas de se revelar.
A natureza das coisas é percorrer seu ciclo de nascimento, deslumbramento e morte. Elas são efêmeras e frágeis. Seus adeptos perceberam a beleza e a elegância que existe em tudo que é tocado pelo carinho do tempo.
 Quando os japoneses reparam objetos quebrados, eles enaltecem a área danificada preenchendo as fissuras com ouro. Eles acreditam que, quando algo sofre um dano e tem uma história, torna-se mais bonito. Essa arte tradicional de reparação da cerâmica quebrada com pó de ouro é conhecida como Kintsugi – o resultado é que as cerâmicas não são apenas reparadas, mas tornam-se ainda mais fortes do que eram originalmente.
Obrigada pela visita.

Comentários

Postagens mais visitadas