Brise - Pra que serve?

A função do brise é impedir a ação do sol, sem perder a ventilação podendo ser instalado horizontal ou verticalmente. E cada vez mais ganha espaço como elemento decorativo em fachadas e ambientes internos. Além do resultado estético eles proporcionam conforto térmico e eficiência energética.
 Normalmente caracterizam-se como uma série de lâminas, móveis ou não, localizadas em frente às aberturas dos edifícios. No caso de serem móveis, permitem que conforme a necessidade e a conveniência sejam regulados para aumentar ou diminuir a insolação nos ambientes.
 Nesse projeto de Paola Ribeiro os brises pivotantes de madeira circundam toda a casa. A solução dá versatilidade aos cômodos e possibilita diversas combinações, favorecendo a entrada de luz e ventilação natural. 
 Os brises fixos, precisam ser projetados com mais atenção, pois sempre existe um ângulo de abertura entre aletas e que quanto maior, mais sujeito à exposição solar se encontra o edifício e que quanto menor, menos entrada de luz natural haverá na parte interna do prédio.
Os brises móveis são considerados os mais eficientes por possuírem mobilidade nas aletas, tendo em vista a variação solar durante todo o dia. 
           No projeto de David Bastos brises integram ambientes a natureza.
Obrigada pela visita

Comentários

Postagens mais visitadas