Memphis Estilo de Decoração

Memphis foi um estilo de design criado por um grupo italiano de designers e arquitetos em 1981. Fundado em Milão por Ettore Sottsass, (que ficou conhecido pela máquina de escrever Valentina, em plástico colorido, para a Olivetti) o coletivo criava móveis, tecidos, cerâmicas, vidros e objetos metálicos com estética pós-moderna nos anos 80 (período de 1981 a 1987).
Trabalho da designer Camille Walala para uma loja de Londres

CARACTERÍSTICAS DO ESTILO MEMPHIS
Nas reuniões, ninguém mencionava trabalhar dentro de formas, cores, estilos ou decorações pré-estabelecidas. Depois de décadas de doutrina modernista, Sottsass e os colaboradores desejavam ser libertados da tirania do “bom gosto” inteligente, mas sem alma, no design, ensinada pela Bauhaus.
A solução foi continuar com os experimentos de materiais não convencionais, formas históricas, motivos kitsch e cores turvas iniciadas pelo Studio Alchymia, um grupo de design italiano do final dos anos 1970, ao qual Sottsass e De Lucchi (designer) pertenceram.
As luminárias maravilhosas criadas pelo artista Davide Aquine
 Ao se inspirarem nos movimentos da Art Deco e Pop Art, o estilo Memphis começou a ser formado e englobava a estética do kitsch dos anos 50 até estilo futurista dos anos 70. O trabalho do grupo foi caracterizado pelo design efêmero, uso de cores vibrantes contrastando com o preto, decoração colorida, laminados de plástico em móveis, formas assimétricas e geométricas dispostas aleatoriamente e exibidas nos projetos de maneira exótica para a época, além de estampas como as que imitavam a pele de leopardo. 


MEMPHIS E O DESIGN GRÁFICO
No design gráfico a ideia tem se espalhado cada vez mais. É comum vermos motion graphics, identidades, embalagens, estampas e padrões gráficos criados a partir de cores vivas e formas geométricas características do Memphis. Tipografias ArtDeco, padronagens de bolas e listras, e paletas de cores dinâmicas formam belas composições.
Obrigada pela visita. 

Comentários

Postagens mais visitadas