Sala de Inverno -Mostra Artefacto Curitiba

          As Obras de Arte da Sala de Inverno
O traço contemporâneo e personalíssimo dos artistas plásticos Takako NakayamaRodrigo de Castro e Marcelo Paciornik trouxeram vitalidade e elegância ao espaço criado pela engenheira civil e designer de interiores Margit Soares para a 15ª Mostra Artefacto Curitiba – Todos os destinos do mundo. Na “Sala de Inverno”, espaço que teve como inspiração a cidade de Curitiba (PR), as obras de arte são da Galeria Zilda Fraletti.

            “Minha proposta para o projeto foi de valorizar o ar acolhedor do morar contemporâneo curitibano, que é ao mesmo tempo global, sofisticado e intimista, em uma sala de inverno que contempla varanda e ambiente indoor integrados”, explica a designer. “Nele, eu escolhi destacar elementos naturais, como a madeira e o mármore, em harmonia com os lançamentos da Artefacto, reforçando os tons claros dos móveis em composição com os toques sutis de verde proporcionados pelo posicionamento das plantas e das poltronas”.
            Um dos destaques é a obra do artista plástico Marcelo Paciornik que trouxe a figura de um dos elementos naturais que chamam a atenção ao ambiente: um pedaço de tronco de uma árvore. Com a técnica de pintura a óleo sobre tela e por meio da observação de imagens, o artista registra a figura em tons beges e reafirma sua técnica tão conhecida mundo afora.
 Outra obra do ambiente, de Rodrigo de Castro, também ganha destaque na “Sala de Inverno”. Com sua marca de apresentar, por meio da pintura, as relações entre a forma e a cor - a forma, através do quadrado e do retângulo; e a cor, ao explorar planos em variações de matizes e tons -, o artista expõe seus traços contemporâneos nas cores branca e preta em uma tela que chama a atenção de todos que ali passam.

     Fotos - Naideron Jr.
A artista plástica Takako Nakayama, outro grande nome da arte mundial, reconhecida pela pesquisa de métodos de arte tradicional e de desenho abstrato, traz para o ambiente a técnica da laca japonesa ou, como também é conhecida, urushi. Inclusive, o trabalho da artista pode ser conferido até o dia 16 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer, na mostra “Olhar InComun: Japão revisitado”. A exposição reúne o trabalho de 21 artistas contemporâneos nipo-brasileiros e contempla múltiplas linguagens como desenho, pintura, gravura, cerâmica, urushi (charão), entre outros.
O espaço “Sala de Inverno” está em exposição na Mostra Artefacto e pode ser visitado pelo público, de segunda a sexta, das 10h às 19h e, aos sábados, das 10h às 14h, na loja Artefacto de Curitiba (Rua Comendador Araújo, 672).
                                    
Serviço
Margit Soares - Mostra Artefacto Curitiba
Horários: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h | Sábado, das 10h às 14h | Domingos e Feriados, fechado
Endereço: Rua Comendador Araújo, 672 | Batel | Curitiba - PR
Telefone: (41) 3111-2300

Obrigada pela visita.

Comentários

Postagens mais visitadas