Tendência em Persianas

Conheça quais são as opções de persianas disponíveis hoje no mercado e qual delas é a tendência do momento.

Como um item decorativo prático e eficiente, as persianas criam cenários exclusivos, completam a decoração e deixam um ambiente muito mais agradável. Na decoração, elas dão acabamento e personalizam o espaço deixando-o mais moderno e com um visual mais limpo; na funcionalidade, são capazes de direcionar a luz para dentro dos ambientes, de acordo com a necessidade do momento, além de serem uma solução prática para o espaço.


De acordo com a designer de interiores Nitsa Vianna Soares, que comanda a Cosy Home em Curitiba (PR) – loja especializada em persianas, papéis de parede e tecidos, escolher a persiana hoje é uma opção muito mais funcional, prática e moderna. “A variedade de materiais existentes no mercado permite que o cliente possa fazer composições diversas de persianas com os mais variados estilos de decoração”, afirma. “É preciso verificar a real necessidade do cliente levando em conta pontos importantes como a privacidade, o escurecimento, a transparência, o conforto térmico e visual.

            Na opinião da profissional, hoje, qualquer ambiente pode receber uma persiana. “Atualmente o mercado conta com diversos modelos que têm funções específicas para cada ambiente. Por exemplo, para ambientes úmidos pode-se optar por uma persiana de madeira sintética ou de tela solar; para ambientes arejados, como a sala de estar, pode-se optar por modelos que até lembram uma cortina, pois combinam tecidos leves e transparentes com lâminas de tecido opaco, trazendo leveza e elegância para o espaço.”
  E como todo item decorativo tem sua tendência, com a persiana não é diferente. A moda do momento são os tecidos metalizados que se diferem dos clássicos modelos. “A persiana com tecido metalizado é composta com uma camada de alumínio impregnada a vácuo no fio do tecido; ou seja, ela permite que a parte externa reflita a energia solar para o interior do ambiente, sem gerar desconforto visual, e ao mesmo tempo proteger o ambiente contra o calor. É uma opção moderna para espaços corporativos, por exemplo, e proporciona uma significativa economia de energia devido aos seus recursos”, explica a designer. Os modelos de tecidos metalizados podem ser utilizados nas lâminas ou simplesmente como um painel.

Tipos de persianas

Devido à evolução do mercado, já é possível encontrar diversos tipos de persianas que vêm com funções distintas para cada tipo de ambiente ou decoração. Das clássicas às mais modernas, existem opções para todo gosto e orçamento.

As persianas verticais são as mais tradicionais e tem como destaque sua funcionalidade. A movimentação das lâminas independentes é capaz de promover o direcionamento da luz para o interior do ambiente; por conta disso é muito comum que seja a escolhida para escritórios e ambientes corporativos. Um dos modelos desse tipo de persianas é o chamado Sublime, a persiana ideal para grandes janelas e que tem como referência o formato das cortinas tradicionais. São compostas por um leve tecido translúcido que produzem efeito delicado e clássico que combinam a praticidade da persiana com a elegância do tecido.

Já as persianas horizontais estão disponíveis em diversos acabamentos, materiais e cores para complementar a decoração de ambientes, principalmente, residenciais. Com a espessura de 50 mm, estão disponíveis em PVC, alumínio, além de lâminas de madeira natural (ecológica) e sintética e são recomendadas pelos profissionais para compor quartos, salas e cozinhas. Há a opção também de lâminas com 25 mm, horizontais; estas são acompanhadas de variados sistemas de acionamento e acabamentos de lâminas de alumínios. O material tem como objetivo dar ao espaço um ar moderno, em diversas cores, com ou sem brilho, e ainda lisas ou com a superfície perfurada (lâminas em alumínio perfurado têm como objetivo dar o efeito de filtrar a luminosidade trazendo a sensação de um ambiente arejado).

Um dos exemplos é a persiana Diamond, uma das mais modernas e atuais no mercado. Confeccionadas com materiais antiestáticos, que previnem o acúmulo da poeira, ela é composta por duas superfícies paralelas que proporcionam um único movimento e interação, causando um efeito especial no ambiente. A opção é considerada a maneira mais elegante de suavizar a luz do espaço em harmonia com o design interior.


Outra opção é a chamada Shadow ou, como também é conhecida, Double Vision. As faixas horizontais translúcidas e opacas em tecido permitem a transparência ou privacidade quando sobrepostas; enquanto uma faixa desce, a outra sobe fazendo com que o movimento seja inverso. O modelo é considerado inovador e ao mesmo tempo, elegante.
Um pouco sobre a Cosy Home
A Cosy Home - especializada em papéis de parede, tecidos e persianas – trabalha com as principais marcas e designers nacionais e internacionais do segmento. Sempre em sintonia com as tendências e tecnologias da área, a loja oferece, constantemente, novidades para seus clientes. São mais de 10 mil opções de tecidos e mais de 300 catálogos de papéis de parede (com dezenas de opções cada um), além de diversos modelos de persianas. Com um ambiente descontraído, alegre e atento à diversidade, a equipe Cosy é formada por pessoas que entendem a personalidade do cliente, proporcionando satisfação e a garantia do resultado desejado.
Cosy Home      
Endereço: Rua Bruno Filgueira, 1352 – Bigorrilho | Curitiba-PR
Telefone: (41) 3030-6959
Obrigada pela visita. 

Comentários

Postagens mais visitadas