Ervas Para Chá

 Com a crescente preocupação relacionada à qualidade do que se ingere, o interesse sobre como plantar ervas para chá em casa acompanha a escalada na mesma medida. Além disso, o processo de cultivo caseiro implica em mais contato com a natureza, algo valorizado por quem busca uma vida equilibrada. 


Como plantar
É possível cultivar ervas em casa de duas formas: usando sementes ou adquirindo mudas já enraizadas, sempre em lojas especializadas como garden centers e espaços de produtos agropecuários. No primeiro caso, devesse dar preferência às opções orgânicas, mais difíceis de encontrar, ou sem defensivos agrícolas, já comuns no mercado. De acordo com Gabriela, do Sabor de Fazenda, a maioria das ervas pode ser plantada em vasos com, no mínimo, 20 cm de profundidade e 20 cm de diâmetro. Assim é possível realizar a drenagem de forma correta. “No caso de plantas rasteiras, como hortelã e melissa, deve-se optar por jardineiras com a mesma profundidade indicada. As de maior porte, como hibisco e cavalinha, podem ser plantadas em canteiros ou vasos grandes e profundos”, completa.
Na hora de escolher o local para cultivo, vale atentar para alguns detalhes. Um dos mais importantes está relacionado à insolação. “Os óleos essenciais e princípios ativos acabam caindo muito em locais mais sombreados. Portanto, o ideal é garantir, no mínimo, quatro horas de sol direto por dia”, indica Gabriela. Além disso, as ervas não gostam de vento, então evite locais onde há muita corrente de ar. “Nessa situação, as folhas desidratam facilmente”, completa Anna.

Hortelã
Alivia desconforto estomacal. Usada no tratamento das vias respiratórias.
Capim limão
Regula o sistema digestivo  e tem efeito calmante.
Camomila
Alivia dores estomacais e desconforto intestinal, tem efeito calmante, aliviadores de cabeça e abre o apetite.
Hibisco
É utilizado para reduzir a febre. Tem propriedades digestivas e diuréticas.
Boldo
Auxilia no processo digestivo e alivia a ressaca.

Erva-doce
Alivia prisão de ventre e cólicas intestinais. Tem ação diurética.
Obrigada pela visita. 

Comentários

Postagens mais visitadas