Exposição Barroco

   Barroco Itália Brasil - Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura

Apresentação
A suntuosidade da prata italiana e o esplendor do ouro brasileiro se encontram na exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura, que marca a inauguração de sua nova sede no Circuito Cultural Praça da Liberdade, no dia 10 de junho de 2014. A mostra reúne 40 esculturas – sendo 20 em prata, provenientes de importantes museus e coleções da Itália, que apresenta ao público brasileiro a face luminosa da escultura barroca italiana do século XVII. E mais 20 obras policromadas de grandes artistas do Barroco mineiro e brasileiro que traduzem a riqueza histórica e artística do período colonial.
Com curadoria italiana de Giorgio Leone e Rossella Vodret e brasileira de Angelo Oswaldo, foram selecionadas obras de artistas dos dois países, para que,– numa mostra inédita, com esculturas peculiares nunca antes reunidas –, Itália e Brasil possam se fundir em emoção única nas vertentes do Barroco, fazendo o espectador entregar-se a uma excepcional viagem no tempo, em que arte, originalidade e beleza unem-se num só movimento.
Artistas ourives italianos como Domenico Antonio Ferro, Domenico Capozzi, Filippo Del Giudice, Tommaso Treglia, Michele Pane e muitos outros representam a arte em prata produzida em Nápoles. No século XVII, 70% da prata importada do Novo Mundo pela Espanha eram trabalhados em território napolitano e exportados para toda a Europa. A coleção, em sua maioria vinda do Museo del Tesoro di San Genaro, foi formada a partir de doações feitas por papas, imperadores, reis, rainhas e homens ilustres.
Representando o grande momento artístico do ouro no Barroco brasileiro, esculturas de gênios da época, como Aleijadinho, Mestre Valentim e Mestre de Piranga, marcam presença na mostra, de modo a provocar um paralelo entre as duas culturas e um contraste entre dois momentos do Barroco. A exposição Barroco Itália Brasil – Prata e Ouro na Casa Fiat de Cultura é uma realização da Casa Fiat de Cultura, em parceria com a Base7 Projetos Culturais e Ministério da Cultura, com patrocínio da Fiat Automóveis e apoio do Banco Safra.

Fonte-  Site Casa Fiat de Cultura

Obrigada pela visita.

Comentários

Postagens mais visitadas