Limpeza -1
Aprenda a limpar cerâmica, porcelanato, laminado, vidro, madeira...
Embora pano macio e sabão neutro sejam os principais ajudantes para deixar as superfícies tinindo, cada uma pede cuidados específicos.
Texto Cecilia Arbolave | Reportagem visual Célia Hanashiro | Fotos André Fortes
Divulgação
De forma geral, pano umedecido e detergente neutro, aplicados depois de varrer a superfície, bastam à limpeza do chão. No caso de alérgicos, o aspirador de pó assume o lugar da vassoura.
Fonte- Casa.com.br
Porcelanato e Cerâmicas
Dia a dia: vassoura (ou aspirador de pó) e pano umedecido com detergente neutro funcionam bem. finalize com um pano seco. para a faxina pesada, utilize saponáceo cremoso ou líquido (a versão em pó do produto abrasivo pode riscar o acabamento) ou soluções com cloro ativo, diluídos conforme a indicação do fabricante. o mesmo procedimento vale para azulejos e pastilhas cerâmicas.
Manchas: se água e detergente não resolverem, recorra à água sanitária diluída, mas não a deixe secar sobre a superfície – passe um pano macio.
Evite: solventes, materiais abrasivos (como palha de aço, polidor de prata e a parte áspera da esponja), produtos ácidos e alcalinos.
Pastilhas de Vidro e Porcelanato
Dia a Dia: apenas água e sabão neutro.
Manchas: como as pastilhas de vidro não são porosas, nunca ficam marcadas. também é raro as peças de porcelana mancharem, mas pode-se empregar saponáceo cremoso para eliminar gordura e água sanitária no caso de tinta de caneta.
Evite:soluções à base de ácido fluorídrico e abrasivos.
Rejuntamento
Dia a dia: após 14 dias da aplicação, lave com água e detergente neutro ou com limpadores específicos para o material, indicados pelos fabricantes.
Manchas: se a sujeira acumular ou surgir mofo, lance mão de vinagre branco (puro ou diluído) ou de produtos apropriados para a limpeza da área de serviço – antes, porém, verifique na embalagem se a composição é indicada para revestimentos cerâmicos (se sim, é porque não agredirá também o rejunte). Conte com o auxílio de uma escova de dentes, dotada de cerdas de náilon. atenção: jamais esfregue com escovas de aço, pois, havendo corrosão, a argamassa ficará mais porosa, tornando-se vulnerável ao bolor.
Evite: água sanitária e fórmulas à base de ácido.
Pisos Laminados
Dia a dia: vá de aspirador de pó (mas cuidado para não raspar a superfície) ou de vassoura de cerdas macias, seguida de pano úmido bem torcido com detergente neutro (ou soluções específicas para esse revestimento), acompanhando as réguas no sentido do comprimento.
Manchas: marcas difíceis saem com detergente e álcool. Nos casos de tinta, verniz e graxa, apele para aguarrás, tíner ou querosene e, posteriormente, use um pano umedecido com sabão neutro para remover a gordura.
Aguardem as próximas dicas.
Um abraço.
Um abraço.
Estas dicas sobre limpeza são otimas
ResponderExcluirAdorei as dicas de limpeza... estou aguardando as próximas dicas!!
ResponderExcluir