Limpeza -2

Aprenda a limpar cerâmica, porcelanato, laminado, vidro, madeira...

Continuação parte 2.

Pisos Vinilicos
Dia a dia: vassoura de pelo ou rodo com pano levemente úmido. deixe secar antes de liberar a circulação.
Manchas: graças à camada de poliuretano, elas dificilmente impregnam. mas, se derrubar algo, limpe em seguida com sabão neutro em pano umedecido.
Evite: solventes, ácidos e água sanitária.

Papeis de Parede
Dia a dia: o tipo vinilizado (papel com película plástica) recebe apenas uma flanela (ou esponja) umedecida, enquanto o vinílico (feito de vinil) pede pano úmido e sabão neutro. Depois de higienizá-los em movimentos circulares, seque com um pano.
Manchas: a única recomendação é a limpeza cotidiana. Porém, se o problema não for resolvido, será necessário trocar a parte danificada (por isso, procure comprar sempre um rolo a mais para consertos).
Evite: álcool, cloro, desinfetantes, saponáceos e materiais abrasivos.

Acimentados
Dia a dia: limpe microcimento, cimento polimérico e cimento queimado convencional com pano umedecido e detergente neutro. a cada 15 dias, em média, passe cera incolor apropriada para pisos (as paredes não requerem esse cuidado). para uma higienização pesada, prefira saponáceo líquido ou alvejante.
Manchas: empregue detergente alcalino – nas marcas difíceis, use-o sem diluição. Depois, aplique uma camada de cera.
Evite: solventes, cloro e soluções ácidas.

Tintas
Dia a dia: finalmente um item que dá pouco trabalho! a lavagem de paredes e móveis pintados com acrílico, epóxi ou látex pva pode ser anual. a dica é uma só: faça movimentos homogêneos e suaves, sem esfregar, com uma esponja embebida em água e sabão neutro.
Manchas: contra mofo, empregue uma solução de água e água sanitária na proporção 2:1, deixe atuar por 30 minutos e passe um pano úmido. No caso de marcas de gordura ou riscos de caneta, remova com pano (ou esponja) umedecido com detergente, sem esfregar. Se não sair, será necessário renovar a pintura.
Evite: cloro, detergentes abrasivos, alvejantes, solventes e saponáceos.


Aguardem as próximas dicas.


Comentários

Postagens mais visitadas