Salvador Dalí

Dalí - A Divina Comédia

A partir do dia 18 de julho, a Academia Mineira de Letras recebe as obras de Salvador Dalí inspiradas na "Divina Comédia". As 100 gravuras que retratam a obra prima de Dante Alighieri podem  visitadas até 17 de agosto em BH.
Salvador Dalí (1904-1989) criou uma centena de aquarelas - uma para cada um dos poemas épicos que compõem a obra - entre 1950 e 1960 por encomenda do governo italiano, no âmbito das comemorações dos 700 anos do nascimento de Dante (1265-1321). 
A proposta visual da exposição respeitou a estrutura sequencial dos cantos do Poema Sagrado de Dante. A primeira sala é dedicada ao Inferno, com 34 imagens, um segundo espaço corresponde ao Purgatório, e o terceiro ao Paraíso, com 33 quadros cada. Proveniente de uma coleção privada da Espanha, o acervo de gravuras pretende conduzir o público a uma viagem a partir desse diálogo enriquecedor entre literatura e artes visuais.
Dante Alighieri e a ComédiaPoeta, filósofo, político e “pai da língua italiana”, Dante Alighieri nasceu em Florença em 1265, e morreu de malária em Ravenna no dia 14 de setembro de 1321, aos 56 anos de idade. Sua “Commedia” - nomeada assim pelo seu final feliz que contrasta com a tragédia - é uma obra-prima da literatura mundial e foi um salto de transição do pensamento medieval ao renascentista.
Salvador Dalí e a Divina ComédiaSalvador Dalí i Domenech Felip Jacint Domènec, conhecido como Salvador Dalí, foi um pintor espanhol considerado um dos maiores representantes do surrealismo. Nascido em Figueras no dia 11 de maio de 1904, morreu em sua própria cidade natal em 23 de janeiro de 1989.
Admirador da arte renascentista, grande desenhista, apaixonado pela escultura, a moda, a fotografia e o cinema, Dalí criou um estilo pessoal facilmente reconhecível pela sua imaginação excêntrica.
Entre os seus símbolos iconográficos se incluem os relógios moles, os elefantes, os ovos, as formigas e os caracóis. Dalí produziu cerca de mil e quinhentas pinturas durante sua carreira, inúmeras ilustrações para livros, litografias, desenhos de cenografias, vestuários e um número considerável de desenhos, esculturas e projetos paralelos para fotografia e cinema.
Salvador Dalí




 Obrigada pela visita.



Comentários

Postagens mais visitadas