Yayoi Kusama

 Yayoi Kusama nasceu em 20 de março de 1929 e é considerada uma das maiores artistas pop japonesas. Tem uma história de vida incrível, cheia de altos e baixos, mas que nem de longe, ofusca sua bela arte contemporânea, conhecida como Polka Dot, aos 85 anos a artista continua a fazer suas artes.
 Seu trabalho é uma mistura de diversas artes como, colagens, pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista:                      A obsessão por pontos e bolas.
 Desde 1977, Kusama  vive voluntariamente em uma instituição psiquiátrica no Japão.
Depois do sucesso em Brasília e no Rio de Janeiro, a exposição "Obsessão Infinita", da artista japonesa Yayoi Kusama, chega a São Paulo, onde fica aberta ao público de 22 de maio a 27 de julho, no Instituto Tomie Ohtake. Com pinturas, esculturas, vídeos, instalações, a mostra apresenta diversas obras compostas por "dots" [pontos] e formas fálicas, que se tornaram marcas em sua obra.
Ao todo, são cerca de 100 obras, do período de 1949 a 2012. Entre elas, dois ambientes se destacam e impressionam em "Obsessão Infinita". Confira quais são:
Sala Espelhada ao Infinito', instalação de Kusama de 2011
"Filled with the Brilliance of Life" (2011)
Um sala composta por espelhos e inúmeras lâmpadas penduradas, que vão mudando de cor, impressiona os visitantes. Para atravessar este ambiente é preciso paciência, pois todos vão querer tirar fotos e observar o efeito incrível das cores refletidas e o "infinito" proporcionado pelos espelhos.
I'm Here, But Nothing', instalação de Yayoi Kusama
"I'm Here, But Nothing" (2000-2012)
Neste ambiente, por onde também é possível caminhar, é apresentada uma sala de estar completamente comum, com móveis como sofá e mesa de jantar, mas totalmente coberta por pontos de luz fluorescentes coloridos. O ambiente permite que o visitante veja a obra sem os limites da tela, onde todas as paredes, objetos e piso carregam parte da transcendência da obra.
Mais Obras 
            
              
Obrigada pela visita.

Comentários

Postagens mais visitadas