Casa Cor MG-1

CASA COR MINAS COMPLETA 20 ANOS
Mostra escolhe Macacos para sediar sua 20ª edição e apresenta as tendências e soluções para os novos estilos de morar

A mais completa mostra de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas, a Casa Cor Minas,  completa 20 anos trazendo o que há de melhor em 46 ambientes, assinados por mais de 60 profissionais, que apresentam as tendências do morar e do receber bem. Para comemorar, a 20ª edição acontece em local surpreendente, à 12km de Belo Horizonte, em São Sebastião das Águas Claras, mais conhecida como Macacos, distrito de Nova Lima. “É a quarta vez que a cidade recebe um evento da Casa Cor”, comenta João Grillo, responsável pela organização. O evento acontece de 13 de novembro à 16 de dezembro, em uma área preservada de mais de 70 mil m², no Vila Gaya, um local cercado de belezas naturais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para a organização da Casa Cor Minas, Macacos têm muito a ver com a qualidade de vida, o charme e as novas maneiras de morar que o evento pretende apresentar, comenta João Grillo. 

Apartamento 22:
Angélica Araújo
Macacos, sua arte e natureza são a inspiração da arquiteta Angélica Araújo no projeto do Apartamento 22, para a Casa Cor Minas Gerais. A concepção do espaço prima por aliar à natureza com as facilidades e modernidades da cidade grande. As cores fazem referência ao minério em contraposição ao verde da natureza exuberante. Os pisos e revestimentos têm texturas que remetem às pedras naturais. O toque de cor fica por conta  do azul, inspirado no azul barroco da Igreja de São Sebastião, no centro de Macacos. Uma das inovações do projeto é o piso em tábua corrida feito em couro. O material também está presente no revestimento de móveis como a cama envolta em trama de couro natural.  Pensado para um homem entre 30 e 60 anos que busca uma fuga do estresse da cidade sem abrir mão do conforto da tecnologia, o Apartamento 22 conta com projetos de automação e iluminação diferenciada.

Apartamento com Garagem:
Renata Basques
A arquiteta e designer de interiores Renata Basques executou um projeto voltado para um jovem casal que é apaixonado por carros. O carro é visto como obra de arte pela profissional e está presente em todo o ambiente.  Na entrada um veículo em exposição, na cor branca, conversa com todo o projeto que foi executado em cores claras que valorizam a luz natural. A madeira em cor clara também é um elemento bastante presente no apartamento.

Quarto do Bebê:
Ana Paula Carneiro
Quem entra no Quarto do Bebê tem a sensação de estar dentro de um verdadeiro Conto de Fadas. Os clássicos da literatura infanto-juvenil como A Bela Adormecida, Cinderela e Branca de Neve foram a inspiração da arquiteta Ana Paula Carneiro para o seu ambiente na Casa Cor Minas. O lúdico está presente em cada cantinho, que foi trabalhado cuidadosamente representando um dos Contos. O berço, a poltrona de amamentação e o sofá-cama, projetados pela arquiteta especialmente para o Espaço, são diferentes de tudo que já foi visto até hoje, e receberam detalhes em folha de prata. O berço, produzido artesanalmente, recebeu entalhes diferenciados e é um dos destaques. Pensado para uma verdadeira princesa, o Quarto do Bebê, traz um design com linhas limpas e elegantes, que apesar de majestoso, é um projeto viável.

Apartamento do Executivo:
David Guerra
O Apartamento do Executivo, do arquiteto David Guerra, é a transcrição daquilo que o profissional chama de arquitetura do afeto, sua marca registrada. O layout parte da fluidez com espaços que se integram, permitindo flexibilidade, amplitude, e circulação por todo o apartamento. A ausência de paredes de alvenaria e portas, substituída por vidros Smart Glass® aumentam a funcionalidade e a sensação de amplitude do ambiente. Outra inovação é a parede de tressê, desenvolvida a partir do reaproveitamento do couro de bovinos, e produzida com exclusividade para o projeto. Os móveis primam por um desenho despojado, com tecidos confortáveis, trazendo a identidade do design brasileiro de Sérgio Rodrigues.

Apartamento do Hóspede:
Erika Viana
Os contrates são o grande destaque do projeto da designer de Interiores Erika Viana.  O Apartamento do Hospede apresenta contrates de texturas, cores, brilho e na falta dele. O destaque fica por conta de uma divisória de bolas, desenvolvida especialmente para o ambiente, feita em madeira e laca fosca e brilhante. No banheiro, um revestimento normalmente utilizado em ambientes externos, ganhou destaque revestindo as paredes e contratando com a louça branca. Criado para o descanso dos sentidos, a vista é uma aliada do Apartamento, que ainda foi adornado por obras de arte. Um refugio do mundo caótico. 

Flat do Motocilcista:
Bia Cristina e Graziela Abreu
O estilo e a atitude dos apaixonados pela clássica Harley-Davidson, são a inspiração das arquitetas e designer de interiores Bia Cristina e Graziela Abreu, na Sala e Quarto do Motociclista. O modelo clássico dos anos 40 e 50, eternizado por James Dean e Elvis Presley, e febre até os dias de hoje entre os amantes do motociclismo e adeptos dos moto-clubes, é a peça central desse apartamento. O aço aparece como principal elemento na composição do ambiente e reveste a parede central do flat. As chapas metálicas receberam cortes formando uma renda em aço como se fossem  ladrilhos hidráulicos típicos das fazendas mineiras,  que foram dispostas de forma aleatória. As luminárias, elaboradas em material reciclado como o aço da construção civil e tijolos queimados de demolição, são outro destaque do ambiente. Além disso, o Quarto a Sala do Motociclista  recebeu adornos, quadros e fotos que remetem ao estilo de vida de  um motociclista.

Apartamento do Publicitário:
Patrícia Guerra e Roziane Faleiro
Pensado como refúgio para um publicitário com longa história profissional, as paredes do Apartamento do Publicitário receberam revestimento em tinta mineral. O despojamento no estilo de morar fica por conta dos objetos pessoais do publicitário colecionados ao longo de sua vida que adornam o ambiente. Algumas peças merecem destaque como a poltrona Barcelona , um clássico do design, além da cadeira Cantú uma homenagem à Sergio Rodrigues.

Apartamento Minas Gerais
Christianne Taranto
A arquiteta e designer de interiores Christianne Taranto teve como ponto de partida a vontade de usar materiais fabricados ou beneficiados pela indústria mineira em seu projeto.  Foi através desses materiais que o Apartamento Minas Gerais foi concebido. A “mineirice” do ladrilho hidráulico, feito em uma única cor com desenho barroco em alto relevo, traz  o aconchego  que remete às cozinhas de fazenda.  A pedra sabão está presente na lareira e na mesa de centro da sala de estar. Em contraponto ao cinza, o uso da madeira de uma forma mais contemporânea, em tons claros, traz um clima despojado ao apartamento. Todo o bangalô  recebeu adornos de artesãos e artistas mineiros como Mônica Sartori, Fernando Luchesi, José Bento, Liliane Dardot e Sérgio Machado.

Espaço Minas Gerais:
Claudio Parreira Reis
Mãos: esta é a inspiração do arquiteto Claudio Parreira Reis para o seu ambiente em parceria com o SENAI e a FIEMG. Todo o espaço, um apartamento e 55m² composto de sala, quarto, cozinha, banheiro e varanda, recebeu painéis que retratam as mãos dos trabalhadores envolvidos com a mostra. São mãos iluminadas pelo fruto do trabalho; palmas das mãos cujas linhas revelam a memória do ofício;  mãos que semeiam inovação e conhecimento e mãos que tecem a qualidade da mão de obra mineira. O espaço clean, cujo mobiliário, revestimento e adornos são 100% da indústria mineira.

Estar Galeria:
Willemberg Lobato
Para o arquiteto Willemeberg Lobato a arte e a natureza são elementos fluidos que inspiraram o ambiente Estar Galeria. O espaço foi projetado para atender uma pessoa que aprecie arte em todas as suas formas, desde arte contemporânea à arte popular brasileira. O chão de cimento queimado remete à simplicidade de Macacos que se contrapõe com a peça principal da Sala, uma cabeça do artista pernambucano Nicola.  A poltrona de madeira do artista Hugo França é uma tentativa de trazer a natureza de Macacos para dentro do ambiente.  A simplicidade também aparece no biombo de granito polido que faz de fundo para o sofá. A artista mineira Izabela Vechi está presente no design do aparador.

Studio experimental do chef:
Luciana Savassi e Marcos Rodrigues de Paula
Luciana Savassi e Marcos Rodrigues de Paula estão à frente do Studio Experimental do Chef, em homenagem ao chef mineiro Felipe Rameh. A dupla de arquitetos e designer de interiores primou por um ambiente dinâmico, versátil, alternativo, funcional e sofisticado. O espaço amplo e integrado se divide em escritório e espaço gourmet. As cores sóbrias e rústicas nas paredes contrastam com o branco do piso. Os eletrodomésticos conferem um ar industrial em conjunto com partes da estrutura da edificação que foram deixadas à mostra. Estantes Gourmet foram projetadas com exclusividade, abrigando nichos, caixas de cultivo orgânico, eletrodomésticos e acessórios complementares à cozinha.

CASA COR MINAS GERAIS
Período: 13 de novembro à 16 de dezembro
Special Sale:  15 e 16 de dezembro
Local: Estrada para São Sebastião das Águas Claras, 1.289 – Nova Lima
Horário: De quarta a sexta: 16h às 22h
Sábado: 13h às 22h / Domingo e feriado: 13h às 19h
 Aguardem mais ambientes.
                     Obrigada pela visita.

Comentários

  1. Na foto do Apartamento do Publicitário: está errado, esta foto é do flat do motociclista projetado pela bia e pela Graziela abreu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas