Facas Artesanais

   A ORK (Organic Knives) é uma marca de facas artesanais fundada em Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil em 2012.


   As peças são desenvolvidas e produzidas pelo designer/cuteleiro Daniel Gontijo, que herdou de seu pai Pedro Gontijo, a técnica e a paixão pela cutelaria.







 
   A ORK aplica design ao processo milenar de confecção de facas para conceber produtos com forte carga tradicional e um olhar contemporâneo, com o princípio de sempre usar componentes orgânicos.
  Toda a madeira é oriunda de poda de árvores, móveis descartados ou árvores tombadas por tempestades. São utilizados retalhos de couro de selarias e resina orgânica atóxica derivada da mamona para colagem e acabamento.
  O aspecto orgânico também é explorado nas formas e texturas que se formam espontaneamente no processo de modelagem e têmpera.
 As lâminas são de aço carbono com têmpera seletiva, o que permite um fio extremamente duro e o dorso macio, para um corte excecional assim como resistência a quedas e torções.
 A ORK segue o pensamento de que, para se desvincular de um mundo de consumo enlouquecido, é preciso produzir objetos que duram gerações, com os quais podemos empregar nossa própria energia para satisfazer infinitas necessidades. "
Obrigada pela visita.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas