Acessibilidade
Design em benefício da acessibilidade
Loft belga inova conceito de adaptação
Ao entrar no Loft MM, em Bilzen, na Bélgica, o visitante pode se impressionar com o layout minimalista, harmonioso e contemporâneo. Mas é preciso um pouco mais de atenção e informação para perceber que cada canto da casa foi pensado para a rotina de um cadeirante. Esse projeto simboliza o ponto alto onde o bom design trabalha em favor da vida humana.
De autoria da C.T. Architects, o loft térreo faz parte da estrutura remanescente de um pequeno armazém que foi transformado em prédio residencial na década de 1990. As proporções são de três metros de largura por 30 de comprimento. O apartamento conta com living, sala de jantar, um estreito corredor com cozinha de um lado e banheiro do outro e, no final, um misto de quarto e sala de estudos.
O ambiente é quase monocromático. Dominado pelo branco, só ganha nuances de tons pastel graças a presença da madeira no piso e em parte dos móveis. Toda a área social é aberta; as sequências de living e sala de jantar estão diretamente conectadas. Painéis de madeira deslizantes conferem privacidade aos ambientes. A luz natural é aproveitada tanto pelas janelas, que encaram a rua, como pelas portas, que dão para um pátio na parte de trás do imóvel.
A automação foi amplamente utilizada para facilitar a vida do morador. Os armários da cozinha sobem e descem com a pressão de um botão. O banheiro também conta com automação completa. Quase todos os móveis foram desenhados sob medida, tanto para atender às necessidades do cliente como para cumprir à legislação belga, mas sem nunca perder de vista a criatividade dos traços.
A mesa de jantar comporta cinco convidados e foi concebida com prateleiras laterais. A cama contém todas as especificações de uma instalação hospitalar, com regulagem de altura e inclinação, barras laterais removíveis e botões para comando das ações tanto da cama quanto dos eletrônicos ao redor. Ela também é combinada com uma escrivaninha "flutuante".
Do lado de fora do prédio, a redefinição do piso térreo implicava em mudanças na fachada para criar uma rampa de acesso à porta. No interior, utensílios de cozinha, geladeira, fogão e roupas são armazenadas ao longo das paredes atrás de painéis deslizantes de carvalho. Isso sim é design em função da acessibilidade!
Este assunto deveria ser mais abordado nos veículos de decoraçao , por ser de grande importância.
ResponderExcluir